Gripe
Rio Grande do Sul vacinou 84,8% do público-alvo
Doses excedentes podem ser aplicadas na população em geral
Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (12) aponta que, até o fim da campanha, 3,1 milhões de pessoas foram vacinadas no Rio Grande do Sul. Esse total considera todos os grupos indicados para receber a vacina, incluindo população carcerária, funcionários do sistema prisional e pessoas com mais de uma doença, como hipertensão e diabetes, por exemplo, além da população que não faz parte de nenhum desses públicos prioritários. O público-alvo da campanha no Estado, que não considera esses grupos, é de 2,6 milhões de pessoas. Desse total, 84,8% foram vacinados. As informações são da Agência Saúde, assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.
De acordo com a nota, em todo o país, 46 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 82,5% do público-alvo - que soma 54,2 milhões de pessoas.
No Rio Grande do Sul, 536 mil pessoas que não fazem parte do público prioritário se vacinaram. Mesmo com a expansão do público para vacinação neste ano a meta da campanha, que é de 90%, ainda não foi atingida. Os estados que ainda têm doses em estoque podem continuar vacinando a população.
Ainda no Estado, a adesão do público-alvo foi de 68,3% entre as crianças; 80,4% trabalhadores de saúde; 67,8% gestantes; 94,3% puérperas; 92,6% indígenas; 92,3% idosos; e 85,7% entre os professores. Entre as regiões do país, o Sul apresenta maior cobertura vacinal, com 87,3%, seguida pelas regiões Nordeste (84,2%), Centro-Oeste (83,1%); Norte (82,5%) e Sudeste (79,7%).
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor uscular intensa e prostração.
-124698Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário